Personal CO2 to you Personal CO2 to business
Versão em Português English Version Versión en Español
24
DEC
2011

Motores a diesel serão mais ecológicos

Conselho do Meio Ambiente exige menor teor de poluentes

A fumaça preta que sai do dos veículos automotores movidos a diesel é, sem dúvida, um dos grandes vilões do Efeito Estufa, causador do temido aquecimento global. No Brasil, as legislações ambientais avançam, enquanto as indústrias estão investindo em tecnologia para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera. Manaus, como a capital verde do País, não pode ficar atrás nessa corrida para o futuro.


E não vai. Isso porque o laboratório Bosch Marajó Injeção Diesel saiu na frente nessa disputa e já possui toda a tecnologia necessária para a conversão e reparação dos bicos injetores de motores a diesel para se adequar as novas exigências ambientais brasileiras. "Os bicos injetores dos motores são os principais causadores daquele fumaça preta, cheia de poluentes", explica o proprietário do laboratório, Elias Nóvoa, que investiu cerca de R$ 3,5 milhões no projeto de adequação do laboratório.


Legislação


O empresário explica que a demanda surge diante da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que antecipou em quatro anos a vigência da fase P7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). O programa estabelece a adoção do diesel S-10 (dez vezes menos poluente) nos carros movidos a esse combustível, tido como o mais poluente entre os outros combustíveis automotores.


"Os motores movidos à gasolina tem tido uma evolução bastante satisfatória nos últimos anos e tem se tornado bem menos poluentes do que os motores a diesel", explica Elias, ressaltando a que o investimento vai atender às frotas de ônibus e caminhões da cidade, além dos veículos de menor porte movidos a diesel, como algumas picapes.


Outra evolução tecnológica dos veículos automotores com foco ambiental são os Sistemas Tratamento de Gases de Exaustão, que revertem os gases poluentes, como o Carbono, antes de serem lançados pela atmosfera, tornado-os menos danosos.


Proconve 7


O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores é a versão brasileira do Euro 5, que tem como objetivo regulamentar a emissão de gases do Efeito Estufa na atmosfera e está implantado na Europa desde setembro de 2009. Desde que foi implantado, em 1986, o Programa reduziu a emissão de poluentes em veículos novos em cerca de 97%.


O próximo passo do Proconve será elaborar uma resolução para os veículos movidos à gasolina, que deverá sair no ano de 2012.